quarta-feira, 3 de junho de 2015

Carta para a minha sogra

Querida progenitora do meu amor, sabemos que a senhora é um anjo em formato de ser humano. Pode mostrar as asas e parar de fingir.

Sabe que nora recém chegada na família morre de medo de conhecer a futura sogra, comigo não foi diferente. Medo da reprovação, medo de opiniões que pudessem interferir no meu relacionamento com o seu filho, medo de ser uma jararaca que falasse mal de mim pelas costas. Ou aquela sogra que rasga seda de ex. Pelo contrário, a senhora é tão doce quanto um pote de mel, só que não enjoa. 

Fique bem tranquila que eu estou cuidando do teu filho, com muito mimo e muito amor. Só não estou separando a roupa preta da colorida na hora de levar, como me ensinou, não tenho o seu cuidado. Não fique apreensiva à toa, sei que coração de mãe não se engana. Mas eu estou por perto, para o que ele precisar, para o que vocês precisarem. Faço questão de continuar com nossos almoços regados com muita risada, nossos Natais que a senhora se veste de Mamãe Noel, tornando mais lúdico e especial. Não vou deixar ele se afastar da senhora, longe disso, farei questão de estar presente a cada reunião de família também. 

Teu filho tem o mesmo coração nobre que a senhora, a mesma teimosia, o mesmo autoconhecimento perspicaz. Ouvi dizer que mãe é uma só. Mas pra quem tem uma sogra maravilhosa como eu, sabe que podemos ter mais que uma sim. Sogra é segunda mãe, é mãe de coração. Como a senhora mesmo diz, independente do meu relacionamento com seu filho, o que sentimentos uma pela outra é verdadeiro e sincero. 

Obrigada pela confiança depositada, pelas confidências compartilhadas, pelos segredos guardados e pelas gargalhadas. Pelos conselhos dados, do fundo do seu coração. Pela sabedoria que tem, pela alma bondosa e juvenil. Por todo o apoio que sempre deu ao meu relacionamento com o seu filho. Por estar sempre presente. Por ter proporcionado ao seu filho uma boa educação, ter o ensinado a ser independente de qualquer mulher. Ele passa roupas e cozinha. Obrigada, principalmente, por ter ensinado a cozinhar. Isso facilita muito nossa vida aqui em casa e evita incêndios causados por mim. E acima de tudo, obrigada por ser quem é. 


Dizem que homem, inconscientemente, procuram mulheres pela imagem que possui da mãe. Verdade ou não, me responde muita coisa quando teu filho diz "Nossa, parece a minha mãe".  Dizem também que sogras são chatas, falsas e até manipuladoras. Pra mim, isso não passa de uma lenda urbana. 




                                                    Ana da Mata
Postar um comentário